Blog

Dicas de segurança em contratações financeiras

Mercado Financeiro, Notícias

Selecionamos algumas dicas para te ajudar a ter mais segurança e evitar prejuízos ao lidar com contratações financeiras. Confira:

Preste atenção aos seus documentos e dados pessoais

Tenha cuidado ao utilizar suas informações pessoais e jamais as informe a desconhecidos, nem em locais fora dos canais oficiais de contato com o banco. Não autorize que seus dados sejam utilizados para qualquer fim que não seja o necessário para o procedimento que você esteja realizando.

No entanto, se caso aconteça de seus documentos serem utilizados de forma indevida, comunique imediatamente aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) e registre um boletim de ocorrência.

Jamais assine qualquer tipo de contrato sem lê-lo antes

Mesmo que demande um pouco mais do seu tempo, leia com atenção todo e qualquer tipo de contrato que você precise assinar. Se não entender alguma cláusula ou informação, peça ajuda de alguém de sua confiança ou especialista que possa te explicar adequadamente tudo o que está descrito no documento.

Assinatura de Contrato
Assinatura de Contrato

Fique de olho na sua conta

Procure tirar extratos da sua conta com frequência para acompanhar constantemente todas as movimentações que forem realizadas nela e não correr o risco de algo fugir do seu controle ou ocorrer alguma alteração indevida.

Com relação ao crédito consignado, fique atento:

> Não pague valores fora do que ficou previamente informado e acertado em contrato. Não transfira, deposite ou pague qualquer parcela para terceiros ou de procedência desconhecida. Entre em contato com o banco caso haja qualquer dúvida.

> Se houver a necessidade de passar uma procuração para alguém, escolha uma pessoa de sua total confiança. Não esqueça que um procurador terá poderes para tomar decisões e assiná-las por você.

> Guarde suas senhas com o máximo de cautela possível. Se precisar anotá-las, lembre-se de colocá-las em um local que não seja de fácil acesso para outras pessoas. Evite também repassar as senhas para terceiros.