Blog

Empreendedorismo para aposentados: como funciona?

Notícias

Empreender pode ser uma boa opção para você que se aposentou em alguma área do mercado de trabalho, mas não quer ficar parado ou precisa de uma renda extra no fim do mês. Nunca é tarde demais para pensar em algo novo e investir na carreira. Ser produtivo é possível em qualquer momento da vida. Confira dicas de empreendedorismo para aposentados:

Por que empreender?

Criar as próprias possibilidades é uma forma de se inserir no contexto do mercado sem que haja a necessidade de depender de outra pessoa ou empresa para isso. É um caminho interessante para quem quer se reinventar ou aproveitar ainda mais a experiência que possui.

Muitos podem se perguntar nesta fase da vida: “Sou aposentado, posso abrir uma empresa?” e a resposta é: Com certeza! O aposentado pode ser empreendedor individual sem restrições.

Por onde começar?

O primeiro passo que você deve dar quando tomar a decisão de se tornar um empreendedor, é avaliar em que segmento se quer atuar. É a partir dessa escolha que o planejamento pode começar a ser traçado rumo ao negócio.

Normalmente, a área de comércio e lojas são as mais buscadas, mas uma dica que pode te ajudar a enxergar com mais clareza para onde ir nesse mundo de empreendedorismo para aposentados, é se guiar pelo conhecimento que você já tem, em que atividade possui mais afinidade, por exemplo. Confira mais algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

Empreendedorismo para aposentados: Pense fora do lugar comum

O aposentado pode abrir empresa se assim desejar e é, em geral, a primeira possibilidade que vem à mente quando se pensa em empreender, no entanto, essa não é a única opção. Buscar o diferencial no mercado é muito importante para se destacar, então, pense em alternativas pouco utilizadas.

Por exemplo, ao invés de abrir uma empresa, por que não utilizar a sua experiência para ser um sócio com alguém que tem conhecimento em um setor que complementa a sua área? Ou quem sabe, ser um consultor para auxiliar novos profissionais no ramo em que você se aposentou. Essas são algumas ideias e existem milhares de outras prontas para serem descobertas nesse universo de empreendedorismo para aposentados.

Não tenha medo

Não deixe que o medo te impeça de ir atrás dos seus planos. O aposentado por idade pode abrir empresa e até buscar outras possibilidades. Peça orientação se achar necessário, seja para entender melhor as possibilidades ou até para conseguir uma ajudinha financeira.

Empreendedorismo para aposentados: como funciona?

Planeje

Estabelecida a direção, é hora de planejar para conseguir enxergar com mais clareza o que vem pela frente. Avalie as suas possibilidades de investimento, a necessidade ou desejo de realizar um empréstimo e em como isso vai comprometer a renda.

Esteja ciente das suas limitações e analise a necessidade de fazer algum tipo de capacitação para se atualizar ou adquirir conhecimento novo.

E se você está precisando de uma ajuda financeira para abrir seu empreendimento, temos a solução perfeita para você! Clique no botão abaixo e confira as nossas soluções: